Ela tem a fama de ser o alimento número 01 quando se pensa em celulite, flacidez, unhas e cabelos fracos. Saborosa, versátil, refrescante, hipocalórica, barata, de preparo simples e rápido. A matéria-prima da gelatina é o colágeno, geralmente extraído da pele, tendões, ossos e cartilagens dos mamíferos, especialmente do bovino. Ela possui 09 dos 10 aminoácidos essenciais, fundamentais para a manutenção de ossos e pela regeneração de algumas articulações do nosso corpo. Benefícios: -Fortalece os ossos, tem como função impedir a deformação dos tecidos que fazem parte da estrutura da pele, cartilagens, tendões e ossos. -Desenvolve um papel importante na prevenção e tratamento de dores articulares, artrose e osteoporose. -Auxilia nos problemas que mais incomodam uma parcela do público feminino: a celulite, flacidez, unhas e cabelos fracos. -Bastante utilizada no pós-operatório de indivíduos, pois tem excelente poder cicatrizante. Outros benefícios: ela é inseta de gorduras, tem pouquíssimas calorias, possui de 84 a 90% de proteína, 1 a 2% de sais minerais e de 8 a 15% de água. -Seu uso diário auxilia no fortalecimento de unhas quebradiças e frágeis, fortalece e ajuda no crescimento de cabelos danificados, na firmeza e na hidratação da pele. Mas seus resultados, só aparecem após 2 a 3 meses de uso.
Formas de consumir: *Encontramos a gelatina em duas versões: a alimentar e a suplementar. A forma alimentar é aquela que compramos em supermercados, em pó com ou sem sabor, em folhas coloridas ou incolores que são usualmente usadas como sobremesa. Já os suplementos são encontrados em farmácias especializadas ou em lojas de suplementos nutricionais, podem ser cápsula e em pó, são as formas mais puras do colágeno. *A gelatina na nossa mesa apresenta facilidade no seu preparo, pois pode ser convertida para forma sólida e líquida pelo aquecimento, é ideal para sobremesas e até mesmo para pratos salgados. Pode-se abusar dos sabores e das preparações. *Já na forma de suplementos como cápsula e em pó, as 2 versões são riquíssimas em colágeno. As cápsulas apresentam os mesmos benefícios dos pós, porém são mais eficientes para a formação de colágeno por serem mais naturais, já o pó pode ser adicionado mais facilmente no nosso dia-a-dia por poder ser misturado a sucos, iogurte, batidas entre outros. *Se a finalidade de seu uso é para unhas, cabelos, celulite ou firmeza da pele, o indicado é o uso da gelatina em suplementos e complementar este tratamento com o consumo da gelatina alimentar. É importante a consulta de um especialista para verificar a dosagem correta a ser administrada. *Para garantir saúde, beleza e bem-estar é uma tarefa que requer muita dedicação. Não é só o consumo diário de gelatina que vai trazer estes benefícios, é preciso adotar práticas saudáveis como uma alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.
Receita com gelatina:
GELATINA COM FRUTAS: Ingredientes: -02 pacotes de gelatina de morango; -1/2 litro de água fervente; -1/2 litro de água fria; -maçãs e peras picadas em pedaços pequenos. Modo de preparo: 1-Misture os dois pacotes de gelatina com a água fervente, mexendo até dissolver. 2-Acrescente a água fria e misture bem novamente. 3-Deixe esfriar e quando começar a endurecer, acrescente as frutas picadas, misture bem e leve à geladeira por 2 a 3 horas. Sugestão: Substitua a pêra e a maçã por frutas da estação. Nutricionista Eduarda Werlang
Postado por Nutricionista Eduarda
as 19:54
e tem
2 comentarios
|
Viva a gelatina!!!!
Oi Duda,
To adorando o blog!
Obrigada pelas dicas!
Abraços,
Alice Wiener
Postar um comentário
Voltar ao blog