 |
Fones: (54) 9964.9131 (54) 3385.1352 |
|
|
Av. 7 de Setembro, 115 - Sala902
Passo Fundo - RS |
Rua Frederico Hoffmann, 140
Tapera - RS |
|
|
Blog da Nutricionista Eduarda
|
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
ALIMENTAÇÃO NO CONTROLE DO COLESTEROL
|
O colesterol é um tipo de gordura presente naturalmente no organismo. O problema é que, quando você produz ou consome muito colesterol, ele pode se depositar nas paredes das artérias e formar placas de gordura (os chamados ateromas), diminuindo o fluxo de sangue que passa por ali, podendo até mesmo entupir completamente a artéria! Se a artéria entupida for uma coronária (no coração), ocorre um enfarte; se for no cérebro, um AVC (acidente vascular cerebral ou derrame). Muitas vezes o excesso de colesterol acontece por causas genéticas, às vezes por excessos alimentares (ou ambos). Quem tem colesterol alto por fatores genéticos dificilmente consegue reduzir o colesterol via alimentação, precisando também de medicamentos. Mas, muitas vezes, a responsável por aumentar os níveis de colesterol é simplesmente a alimentação inadequada – e aí a dieta é fundamental para que tudo volte ao normal.
O QUE FAZER...
*EVITE (Consumir pouca quantidade)alimentos ricos em gordura saturada, como carnes gordas, miúdos e vísceras, manteiga, creme de leite, leite/iogurte integral, frutos do mar, gema de ovo, lingüiça, presunto gordo, mortadela, salame, pele do frango e gordura visível das carnes, torresmo, banha, bacon, toucinho, requeijão, chocolate e produtos que contenham manteiga de cacau, queijos amarelos e gordos (parmesão, provolone, prato, brie, camembert, gouda, etc.). *USE azeite ou óleo de canola (ricos em gordura monoinsaturada) para temperar saladas, troque fritos e empanados por grelhados – 1 colher de sopa por dia. *CONSUMA no máximo uma gema por semana, sem esquecer de incluir na contagem aquelas “escondidas” nas preparações (quindins, tortas, pudins, maioneses, cremes, fios de ovos). *PREFIRA leite e iogurte desnatados, queijos magros (requeijão ou cream-cheese light, queijo branco ou minas: embalagem redonda, ricota, cottage, quark), frango sem pele, peixes, carnes magras, produtos de peru ou chester. *CAPRICHE nos alimentos ricos em fibra, como verduras, legumes, frutas, cereais integrais (aveia, arroz, trigo, centeio, cevada...), cereais matinais e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico): a fibra seqüestra os ácidos biliares, reduzindo o colesterol sangüíneo. Acrescente linhaça moída nas saladas e frutas; *CONTROLE o consumo de gorduras vegetais (castanhas, amendoim, óleos). Embora elas não contenham colesterol, o excesso de gordura na dieta contribui de uma maneira geral para o aumento das taxas sangüíneas de LDL. O abacate, as amêndoas e as avelãs, antes condenados pelo excesso de gordura, foram incluídos novamente por terem fontes de gordura monoinsaturada, que protege o coração. Consumir ao menos 02 vezes por semana ¼ de abacate.
*CUIDADO com a gordura vegetal hidrogenada (presente na margarina amarela, biscoitos, sorvetes, massa folhada, manteiga de amendoim): pesquisas recentes comprovaram que ela tem um tipo de gordura, o ácido graxo trans, que é tão ou mais nocivo para a saúde do que a gordura saturada. *INVISTA nos antioxidantes, presentes nas frutas e vegetais coloridos. Já foi comprovado que as vitaminas C, A e E protegem as artérias da oxidação dos depósitos de gordura: Consuma por dia 01 fruta cítrica: laranja, acerola, limão, abacaxi, tangerina; 01 fruta vermelha: suco de uva, morango, melancia, ameixa, goiaba vermelha, tomate. 01 fruta branca: banana, pêra, maçã, goiaba branca ou melão Consuma por dia 150 ml de suco de uva natural; Aveia – 2 colheres de sopa por dia
Postado por Nutricionista Eduarda
as 09:59
e tem
1 comentarios
|
|
|
|
Tens dicas para ajudar a controlar oa diabete? Meu pai está com o açucar bem alto e não gosta de dieta, mas pequenas coisas que eu possa sugerir ele talvez aceite. Obrigada.
Postar um comentário
Voltar ao blog