 |
Fones: (54) 9964.9131 (54) 3385.1352 |
|
|
Av. 7 de Setembro, 115 - Sala902
Passo Fundo - RS |
Rua Frederico Hoffmann, 140
Tapera - RS |
|
|
Blog da Nutricionista Eduarda
|
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
ALIMENTAÇÃO NO CONTROLE DO COLESTEROL
|
O colesterol é um tipo de gordura presente naturalmente no organismo. O problema é que, quando você produz ou consome muito colesterol, ele pode se depositar nas paredes das artérias e formar placas de gordura (os chamados ateromas), diminuindo o fluxo de sangue que passa por ali, podendo até mesmo entupir completamente a artéria! Se a artéria entupida for uma coronária (no coração), ocorre um enfarte; se for no cérebro, um AVC (acidente vascular cerebral ou derrame). Muitas vezes o excesso de colesterol acontece por causas genéticas, às vezes por excessos alimentares (ou ambos). Quem tem colesterol alto por fatores genéticos dificilmente consegue reduzir o colesterol via alimentação, precisando também de medicamentos. Mas, muitas vezes, a responsável por aumentar os níveis de colesterol é simplesmente a alimentação inadequada – e aí a dieta é fundamental para que tudo volte ao normal.
O QUE FAZER...
*EVITE (Consumir pouca quantidade)alimentos ricos em gordura saturada, como carnes gordas, miúdos e vísceras, manteiga, creme de leite, leite/iogurte integral, frutos do mar, gema de ovo, lingüiça, presunto gordo, mortadela, salame, pele do frango e gordura visível das carnes, torresmo, banha, bacon, toucinho, requeijão, chocolate e produtos que contenham manteiga de cacau, queijos amarelos e gordos (parmesão, provolone, prato, brie, camembert, gouda, etc.). *USE azeite ou óleo de canola (ricos em gordura monoinsaturada) para temperar saladas, troque fritos e empanados por grelhados – 1 colher de sopa por dia. *CONSUMA no máximo uma gema por semana, sem esquecer de incluir na contagem aquelas “escondidas” nas preparações (quindins, tortas, pudins, maioneses, cremes, fios de ovos). *PREFIRA leite e iogurte desnatados, queijos magros (requeijão ou cream-cheese light, queijo branco ou minas: embalagem redonda, ricota, cottage, quark), frango sem pele, peixes, carnes magras, produtos de peru ou chester. *CAPRICHE nos alimentos ricos em fibra, como verduras, legumes, frutas, cereais integrais (aveia, arroz, trigo, centeio, cevada...), cereais matinais e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, soja, grão-de-bico): a fibra seqüestra os ácidos biliares, reduzindo o colesterol sangüíneo. Acrescente linhaça moída nas saladas e frutas; *CONTROLE o consumo de gorduras vegetais (castanhas, amendoim, óleos). Embora elas não contenham colesterol, o excesso de gordura na dieta contribui de uma maneira geral para o aumento das taxas sangüíneas de LDL. O abacate, as amêndoas e as avelãs, antes condenados pelo excesso de gordura, foram incluídos novamente por terem fontes de gordura monoinsaturada, que protege o coração. Consumir ao menos 02 vezes por semana ¼ de abacate.
*CUIDADO com a gordura vegetal hidrogenada (presente na margarina amarela, biscoitos, sorvetes, massa folhada, manteiga de amendoim): pesquisas recentes comprovaram que ela tem um tipo de gordura, o ácido graxo trans, que é tão ou mais nocivo para a saúde do que a gordura saturada. *INVISTA nos antioxidantes, presentes nas frutas e vegetais coloridos. Já foi comprovado que as vitaminas C, A e E protegem as artérias da oxidação dos depósitos de gordura: Consuma por dia 01 fruta cítrica: laranja, acerola, limão, abacaxi, tangerina; 01 fruta vermelha: suco de uva, morango, melancia, ameixa, goiaba vermelha, tomate. 01 fruta branca: banana, pêra, maçã, goiaba branca ou melão Consuma por dia 150 ml de suco de uva natural; Aveia – 2 colheres de sopa por dia
Postado por Nutricionista Eduarda
as 09:59
e tem
1 comentarios
|
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
SUCOS NATURAIS – MAIS SAÚDE NA SUA MESA
|
Tomar suco natural de frutas e hortaliças é um excelente modo de alimentar o corpo com vitaminas, sais minerais e fibras. A alimentação adequada oferecido ao nosso organismo determina a saúde de cada célula e de cada órgão do nosso corpo. O suco natural é uma maneira fácil, sensata e deliciosa de deixar o nosso organismo bem nutrido. O suco é um alternativo mais do que saudável para substituir bebidas não alcoólicas como refrigerantes. Basicamente, o refrigerante é a mistura de água com gás, açúcar ou adoçantes artificiais, aromatizantes e corantes, componentes sem valor nutricional. Os nutrientes encontrados nas frutas trazem vários benefícios à saúde. Entre eles, está a prevenção de doenças crônicas. As frutas e hortaliças também ajudam no bom funcionamento intestinal. A recomendação é de que o consumo de frutas aconteça associado ao de verduras e legumes, em pelo menos cinco porções diárias. Esses vegetais são fontes importantes de vitaminas, sais minerais, água, fibras, antioxidantes. Depois de eventuais excessos nas refeições os sucos naturais podem ser um importante aliado para quem quer desintoxicar o organismo e ganhar mais disposição. A saúde dos intestinos tem profunda relação com a pele, o humor, a disposição, também o controle do peso. Exemplos de sucos e sua função: Suco de Maçã: Os poderes antioxidantes da maçã fazem deste suco um dos mais saudáveis, pois ajuda a combater os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento e pela desregulação do organismo. Se quiser enriquecer o suco misture: cenoura, beterraba ou aipo. Suco de Uva: Também poderoso antioxidante, com a vantagem de que ajuda a reduzir o colesterol e melhorar a circulação sangüínea. Suco de Melancia: Ótimo diurético. Se misturado com morango ajuda também na boa circulação do sangue. Suco de Abacaxi: Um ótimo para má digestão, porque concentra uma grande quantidade de enzimas. Assim como os sucos de figo e gengibre, o de abacaxi ajuda a controlar o colesterol no sangue. Suco de Banana, Pêra e Alface: Três ingredientes, ótimos para problemas de insônia. Também é recomendado o suco de maracujá que ótimo calmante. Suco de Mamão: Por causa das propriedades digestivas do mamão, o suco ajuda a manter o intestino funcionando corretamente. Suco de Laranja com Couve: É apropriado para quem sofre de anemia (ausência de ferro no sangue). A combinação cria um suco rico em ferro e em vitamina C, que por sua vez ajuda na absorção do mineral. Suco de Abacaxi, Maçã, cenoura e Gengibre: As enzimas digestivas do abacaxi e do gengibre, em especial são auxiliares na digestão e evitam que toxinas se acumulam e dê origem à celulite.
Refresco de Cenoura e Melão Ingredientes: -04 cenouras, -04 fatias de melão; -01 litro de água; -Açúcar ou mel a gosto. Modo de Fazer: Lavar as cenouras, Descascar o melão; Colocar no liquidificador com a água; Bater, acrescentar o açúcar.
Néctar de laranja com mamão Ingredientes: -02 xícaras de mamão picado, -01 ½ xícara de suco de laranja; -03 colheres (sopa) de suco de limão; -02 xícaras de água; -Mel a gosto (ou açúcar). Modo de Fazer: Descascar e picar o mamão e acrescentar o suco de laranja, o limão, o mel e a água, Colocar no liquidificador e bater; Servir com cubos de gelo.
Postado por Nutricionista Eduarda
as 13:58
e tem
1 comentarios
|
|
|
|